segunda-feira, 5 de março de 2018

São Bernardo do Campo

São Bernardo do Campo é um município brasileiro no Estado de São Paulo. A área total do município é de 408, 45 km ², o que resulta em densidade demográfica de 1.873,4 habitantes/km ².
História
A história da cidade de São Bernardo do Campo pode ser dividida em várias fases: A primeira stá intimamente ligada às das vizinhas, Santo André (cidade) e São Paulo, que se iniciou em 1550, quando a cidade de Santo André da Borda do Campo começou a ser organizar. O fundador da cidade foi João Ramalho, que se casou com a índia Bartira, filha do cacique (chefe da tribo indígena) Tibiriçá, dos índios guianases que posteriormente tornou-se Alcaide (governador de uma cidade). A oficialização da cidade se deu em 8 de abril de 1553 quando foi erguido o pelourinho da vila denominada Santo André da Borda do Campo.
Essa fase terminou em 1560, quando seus habitantes forma transferidos para SãoPaulo de Piratininga. Após esse eventoa vila viveu um período de grande estagnação, sendo transformada em uma grande sesmaria, da qual Amador de Medeiros era o provedor. O mesmo Amador de Medeiros doaria a sesmaria aos monges beneditinos do mosteiro de S. Bento, que a transformaram em duas grandes fazendas, a de São Caetano e a de São Bernardo em 1717.
Em 1812, o Marquês de Alegrete eleva São Bernardo a freguesia. Em 1890 com a instalação do governo republicano, São Bernardo se torna munincípio, abrangendo Santo Amaro e todas as demais cidades da atual região do grande ABC. Após algum tempo, Santo Amaro se torna município independente e se separa de São Bernardo.
Em 1938, foi decreto do governador do estado de São Paulo, Ademar de Barros, Santo André passa a ser sede do município de São Bernardo e não mais a vila de São Bernardo porque o munícípio começa a atingir prosperidade por causa da ferrovia (São Paulo Railway, 1867  SP- Santos).
O nome São Bernardo “do Campo” homenageia Santo André da borda do Campo vila fundada por João Ramalho. Na década de 50/60 São Bernardo recebe o parque automobilística chega para alavancar  o município e passa a ser designada de “capital do automóvel”. Além desse título acima citado, a cidade ostenta também o de “capital da indústria moveleira” que veio ainda no século XIX com a produção de móveis pelos primeiros imigrantes europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Família e o Impacto da Imigração (Curitiba, 1854-1991)

A Família e o Impacto da Imigração (Curitiba, 1854-1991) Cacilda da Silva Machado 1 Universidade Federal do Pa...