Regional Matriz
Bairro: Jardim Botânico
Nascido em Curitiba no dia 23 de fevereiro de 1895, Jorge Lothário Meissner Filho graduou-se em engenharia pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Esteve à frente da construção do Hospital Militar de Curitiba, do quartel do 20º Regimento de Infantaria, localizado no Bacacheri e, também, do Leprosário São Roque, em Piraquara. Em 1932, durante a gestão do interventor Manuel Ribas, o engenheiro foi nomeado prefeito de Curitiba.
Neste cargo, Lothário Meissner pavimentou ruas como a Inácio Lustosa e a Buenos Aires utilizando macadame (sistema criado no início do século XIX pelo escocês John MacAdam). Substituiu as calçadas de muitas ruas centrais (conhecidas então como "passeios") por calçamentos de paralelepípedos. Foi também responsável por reformas no cemitério São Francisco de Paula e na Praça Tiradentes, que recebeu um abrigo para os passageiros dos bondes e ônibus. Reaparelhou o matadouro de Curitiba (que se localizava no Guabirotuba) e destinou um local no bairro da Barreirinha para o armazenamento de produtos inflamáveis.
Foram também iniciativas suas a retificação do rio Belém e a canalização do rio Juvevê, bem como a construção de uma ponte sobre o Rio Ivo, na rua Barão do Rio Branco. Espalhou cinqüenta e quatro luminárias em ferro fundido, melhorando a iluminação de áreas antes consideradas perigosas. Uma de suas contribuições mais relevantes foi a criação do Conselho de Contribuintes do Município, cuja função era avaliar os recursos interpostos pelos cidadãos.
Renunciou ao cargo em 14 de junho de 1937, deixando a prefeitura com um saldo financeiro positivo, apesar do grande número de intervenções estruturais. Após sua saída da prefeitura, dedicou-se ao plantio de café no norte do Paraná. Faleceu em agosto de 1951.
"Após Cândido de Abreu e Moreira Garcez, foi o prefeito-engenheiro que mais agradou a população interessada no desenvolvimento do urbanismo moderno na capital paranaense. Somou-se aos outros dois para formarem o "trio de ferro" que impulsionou a institucionalização das avançadas intervenções sobre o espaço da cidade. Assim como seus dois antecessores, Meissner projetou e concretizou vários planos de obras para a urbe curitibana" (Walter Fernandes da Cunha Filho)
Fontes:
Filho, Walter Fernandes da Cunha. Cidade e sociedade: a gênese do urbanismo moderno em Curitiba (1889-1940). Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre em História pela Universidade federal do Paraná. Curitiba, 1998.
http://revista.unibrasil.com.br/index.php/retdu/article/viewFile/62/94
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Família e o Impacto da Imigração (Curitiba, 1854-1991)
A Família e o Impacto da Imigração (Curitiba, 1854-1991) Cacilda da Silva Machado 1 Universidade Federal do Pa...
-
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa Ruas e Avenidas de Curitiba Bairros Jardim das Américas Início BR-277 Término Rua...
-
A história da Casa Romário Martins está estreitamente ligada à da sua sede, uma das últimas construções do século XVIII existentes ...
-
Quadro pintado pelo artista plástico Rafael Lopes Silva. Momento histórico em que Gabriel de Lara faz a leitura de elevação o povoado...
Nenhum comentário:
Postar um comentário