1909: Na praça da Estação, civis e militares abrem alas para a passagem do Presidente Affonso Penna, em visita oficial ao Paraná. No início do século XX, Curitiba regulava a passagem de tempo pelo apito do trem. A Estação Ferroviária, ao fundo, foi inaugurada em 2 de fevereiro de 1885 "sobre o eixo da rua Leitner" (depois da liberdade, depois Barão do Rio Branco), conforme encomenda do Comendador Ferrucci ao projetista italiano Michelangelo Cuniberti. O edifício original era baixo, com três portadas sobre a escadaria da futura Avenida Sete de Setembro, encimadas por modesta cobertura e tendo por centro de interesse um relógio (depois colocado no estádio Durival de Britto e Silva).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Família e o Impacto da Imigração (Curitiba, 1854-1991)
A Família e o Impacto da Imigração (Curitiba, 1854-1991) Cacilda da Silva Machado 1 Universidade Federal do Pa...

-
Após o fracasso da Colônia Alexandra, ainda o número de imigrantes italianos, e vênetos em particular, continuava a aumentar nas terras do P...
-
A maior obra da engenharia férrea nacional A natureza foi preservada cuidadosamente em todo o percurso A estrada de ferro que liga Curitiba ...
-
Antônio de Sá Camargo recebeu o título de Visconde de Guarapuava após o episódio que dá nome a outra rua famosa em Curitiba: a Voluntários...
Nenhum comentário:
Postar um comentário