Localizada no Km 59,790 teve sua inauguração em 05.02.1875. A estação de Marumbi, aberta com a linha em 1885, era inicialmente de madeira e provisória. Depois foi construída a estação que durou até os anos 40, também de madeira. O local teria se chamado anteriormente Taquaral e em seguida Quilômetro 60. O prédio anterior ao atual era de madeira de imbuia, próxima a pedreira explorada pela firma Moscalewski e fora inaugurado no ano de 1913. A construção e locação do atual prédio de alvenaria prendem-se a um episódio curioso. Ponto de apoio para os escaladores da Serra do Mar, os chamados marumbinistas, ao saberem estes que pretendia o Cel. Durival de Britto levantar um novo edifício na mesma posição do anterior dirigiram-lhe um requerimento em que solicitaram que fosse feita a construção aludida, em Marumbi, ao lado esquerdo de quem desce a linha, por ser fachada sul, a fim de que a respectiva plataforma não ficasse exposta às freqüentes chuvas e ventos e também para que se pudesse apreciar o panorama mais lindo desse trecho e o majestoso conjunto granítico de Marumbi, e que também fosse transferido o bar da estação de Eng. Lange para a de Marumbi, tendo-se em vista o maior número de excursionistas, e conseqüentemente, maior movimento, além de ser ali o cruzamento dos trens M-1 e P-2 e o carro motriz, fato que se afigura de recíproca vantagem, tanto à ferrovia como aos passageiros. Finalmente, pediram-lhe que fosse agregado na construção um pequeno reservado com fogão e chuveiro, destinado unicamente para descanso, abrigo e mudança de roupa, para os números cada vez mais crescentes de excursionistas, ficando a cargo destes o zelo, asseio e ordem dessa dependência, de vez que se comprometem também a não perturbar a tranqüilidade dessa estação. O Cel. Durival de Britto não teve dúvidas e atendeu aos marumbinistas: a estação foi construída do lado esquerdo de quem desce a serra. No ano de 1935, Marumbi passou de parada a estação de terceira classe. Nos anos 40 foi construída a estação atual, de alvenaria, do outro lado da linha em relação à antiga - hoje está do lado esquerdo da linha, para quem desce a serra. As antigas casas de turma são hoje do pessoal do IAP e é onde fica o responsável pelo cuidado do local, segurança, além de locais para guardar mochilas e barracas. É basicamente hoje a única parada do trem turístico na serra, usado para desembarcar e embarcar "mochileiros" que passeiam pela serra desfrutando de todos os seus encantos. Tanto a estação como as casas estão em razoável estado de conservação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Família e o Impacto da Imigração (Curitiba, 1854-1991)
A Família e o Impacto da Imigração (Curitiba, 1854-1991) Cacilda da Silva Machado 1 Universidade Federal do Pa...
-
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa Ruas e Avenidas de Curitiba Bairros Jardim das Américas Início BR-277 Término Rua...
-
A história da Casa Romário Martins está estreitamente ligada à da sua sede, uma das últimas construções do século XVIII existentes ...
-
Quadro pintado pelo artista plástico Rafael Lopes Silva. Momento histórico em que Gabriel de Lara faz a leitura de elevação o povoado...
Nenhum comentário:
Postar um comentário