sexta-feira, 8 de junho de 2018

Fonte Velha

Também chamada de "Fontinha" e "Fonte de Cima", sua construção remonta ao século XVII e sofreu várias modificações e acréscimos posteriores. Durante 200 anos as casas da Vila e Cidade de Paranaguá foram servidas pelos "aguadeiros" que abastecendo na fonte, transportavam a água em uma carroça, recebendo dos usuários 100.000 réis por barril. Isto ocorreu até 1914, quando foi inaugurada a rede de água e esgoto. A fonte foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1964.
Uma lenda conta que, protegendo o manancial do fundo escuro e misterioso do subsolo onde jorra incessantemente água, há uma caixa que se alonga em galeria, atravessando a cidade no sentido Leste-Oeste, até a localidade denominada Porto dos Padres. Dizem que a saída servia de refúgio aos Jesuítas, quando da perseguição provocada pela Lei Pombalina, que baniu a Ordem do Brasil. Está localizada na Praça Pires Padrinho - Centro Histórico.
  • Fonte Velha – Serviu por mais de 200 para os agueiros abastecerem a Vila de Paranaguá
  • Fontinha de Paranaguá – Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1964
  • Fontinha de Paranaguá – Construção que remonta ao século XVII
  • Fonte Velha – Paranaguá –  Galeria de acesso para dos agueiros que abasteceram a Vila de Paranaguá por mais de 200 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Família e o Impacto da Imigração (Curitiba, 1854-1991)

A Família e o Impacto da Imigração (Curitiba, 1854-1991) Cacilda da Silva Machado 1 Universidade Federal do Pa...