ORIGEM:
O bairro Itapoã, localizado na região da Pampulha, surgiu na década de 70, a partir do parcelamento da fazenda de propriedade da família do ex-prefeito de Belo Horizonte Américo Renée Giannetti.
Os moradores mais antigos são testemunhas da ocupação iniciada ainda na década anterior e guardam na memória histórias dos primeiros anos de formação do bairro.
Um deles é o gerente comercial Clair José Benfica, o Izinho, que há 42 anos reside no bairro.
Segundo ele o Itapoã se formou a partir da construção de um conjunto habitacional destinado aos contabilistas.
O conjunto ainda faz parte da paisagem do local, mas sofreu muitas mudanças. As casas ganharam traços, formatos e tamanhos diferentes, o que as tornaram bem mais atraentes e requisitadas.
A Avenida Montese, que foi uma das primeiras vias do bairro, hoje é reduto de belos imóveis com metragens generosas e padrão de acabamento sofisticado.
As ruas arborizadas e floridas revelam a preocupação da população com a preservação ecológica, aspecto que fez parte da história de ocupação do bairro e que norteou todo o seu processo ambiental, a começar pela principal área de lazer da região, o Parque Municipal Lagoa do Nado.
Não é à toa que muitos dizem que morar ali é ser vizinho do verde durante o ano inteiro e ter o privilégio de ver cenas inusitadas para uma metrópole, como acordar com a algazarra dos pássaros toda manhã.
A área do parque fazia parte de um antigo entreposto usado por tropeiros, que no início do século XIX, era tido como ponto estratégico para as paradas, por causa do riacho Córrego do Nado, que anos mais tarde seria mantido como manancial de recarga natural na planta original da capital, traçada por Aarão Reis.
Essa mesma área, até a década de 60, integrava a Fazenda Engenho do Córrego do Nado, de propriedade da família do ex-prefeito de Belo Horizonte Américo Renée Gianetti.
Na década de 80, já em poder do Estado, a então Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais – Minascaixa, encampou a proposta de loteamento para a construção de um condomínio de luxo.
Foi então que os moradores se uniram para reivindicar a transformação do lugar em um espaço de lazer e recreação, nascendo daí o Parque Municipal Lagoa do Nado.
Leia mais: https://bairrosdebelohorizonte.webnode.com.br/bairros%20da%20regi%c3%a3o%20da%20pampulha-/
terça-feira, 26 de junho de 2018
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Família e o Impacto da Imigração (Curitiba, 1854-1991)
A Família e o Impacto da Imigração (Curitiba, 1854-1991) Cacilda da Silva Machado 1 Universidade Federal do Pa...
-
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa Ruas e Avenidas de Curitiba Bairros Jardim das Américas Início BR-277 Término Rua...
-
A história da Casa Romário Martins está estreitamente ligada à da sua sede, uma das últimas construções do século XVIII existentes ...
-
Quadro pintado pelo artista plástico Rafael Lopes Silva. Momento histórico em que Gabriel de Lara faz a leitura de elevação o povoado...
Nenhum comentário:
Postar um comentário