terça-feira, 26 de junho de 2018

JARDIM DOS COMERCIÁRIOS

ORIGEM:
A história do Bairro Jardim dos Comerciários, na Região de Venda Nova, começa em 1985, quando ele foi aprovado pela Prefeitura de Belo Horizonte. Apesar de recente, para entender o processo de ocupação do bairro, é necessário voltar no tempo, mais precisamente ao século 19, quando tropeiros, montados em seus cavalos, junto das mulas que carregavam diversas mercadorias, eram os responsáveis pelo abastecimento da região das minas de ouro e de diamante.

Dos pontos de parada dos tropeiros, surgiram arraiais, vilas e até cidades que tiveram grande importância na rota comercial de Minas. Foi a partir de um desses pontos de descanso que surgiu o núcleo central de povoamento da Região de Venda Nova. Durante quase 300 anos, o Distrito de Venda Nova esteve ligado administrativamente a Sabará, ao Curral del-Rei, a Santa Luzia e a Campanha (atual Justinópolis). Em 1949, foi anexado definitivamente a Belo Horizonte.

Com a expansão das periferias da capital no sentido norte, no fim da década de 1960, e a transformação do núcleo central de Venda Nova em um centro regional, novos bairros e conjuntos habitacionais foram surgindo. A oferta de lotes tornou-se ainda mais intensa no início dos anos 1980, quando surgiu, entre outros, o Bairro Jardim dos Comerciários.

Naquela época, a maioria dos loteamentos eram irregulares e precários. Não havia abastecimento total de água e somente parte das ruas eram pavimentadas. Havia poucas casas na região e o comércio era muito precário. Eram uns botecos e um armazém. Para fazer a feira, era preciso ir ao centro comercial de Venda NovA. O transporte também era difícil, eram pouquíssimos horários de ônibus. Só três por dia.


Leia mais: https://bairrosdebelohorizonte.webnode.com.br/bairros%20da%20regi%c3%a3o%20venda%20nova-/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Família e o Impacto da Imigração (Curitiba, 1854-1991)

A Família e o Impacto da Imigração (Curitiba, 1854-1991) Cacilda da Silva Machado 1 Universidade Federal do Pa...