sexta-feira, 8 de junho de 2018

João Negrão

POLÍTICO, EMPRESÁRIO
1833- 19 de dezembro: nasce no São João da Graciosa, em Morretes. Filho do Capitão João de Souza Dias Negrão (II), “O Velho” natural de Portugal e de Rita Maria Lustoza de Andrade Negrão.
Como a maioria dos homens de seu tempo, só tinha o curso primário. Tudo quanto conquistou foi à custa de grande força de vontade.
João Negrão foi um desses heróis anônimos. Desses que se sacrificam silenciosamente e com satisfação pelo bem estar dos entes que lhe são caros.
Casado com Maria Francisca da Luz Negrão. Filhos: Francisco de Paula Dias Negrão; João, falecido em criança; João de Souza Dias Negrão (IV), falecido em criança; Tenente José de Souza Dias Negrão; Octávio, falecido em criança; Álvaro, falecido em criança; Antonio; Maria Francisca da Luz Negrão Filha (Nenê); Eugênio; Maria; Esther da Luz Negrão.
Exerceu vários empregos públicos nos quais teve a ocasião de prestar inestimáveis serviços ao Estado e ao País: Escrivão do Juiz Municipal de Curitiba; 2° Tabelião de Notas de Curitiba; Administrador da Agência de Itararé; Coletor da Vila do Príncipe, hoje Lapa; Administrador Interino da Barreira do Rio do Pinto, em Morretes; Oficial da Secretaria de Governo; Escrivão da Coletoria da Capital; Secretário da Repartição Estatística; Adido a Secretaria de Governo; Escrivão do Registro de Rio Negro; Escrivão da Barreira da Graciosa; Administrador da Barreira da Graciosa, cargo em que foi efetivado até aposentar-se em 1877. Depois de aposentado exerceu o cargo de Inspetor Escolar no Porto de Cima, no qual prestou muitos serviços a causa da instrução. Foi também Deputado a Assembléia Provincial.
Foi membro preeminente do Partido Conservador. Quando exerceu o mandato de Deputado a Assembléia Provincial muito lutou pela difusão do ensino primário.
Faleceu em 2 de abril de 1887, sendo a sua morte muito sentida, tal era a consideração e alta estima de que gozava entre seus compatriotas.
Que a mocidade de hoje saiba seguir os exemplos proveitosos daquele grande coração.
Uma das artérias viárias de Curitiba, a antiga Rua Rio Paraná, leva o nome desse ilustre morretense.

Pesquisa realizada pelo historiador: Éric Joubert Hunzicker – E-mail: eric.hunzicker@hotmail.com

Éric Joubert Hunzicker é nascido em Fernandes Pinheiro-Paraná, mas, morretense de coração e por decreto, pois é Cidadão Honorário de Morretes.
  • João Negrão – Nascido no São João da Graciosa – Morretes em 19 de dezembro de 1833.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Família e o Impacto da Imigração (Curitiba, 1854-1991)

A Família e o Impacto da Imigração (Curitiba, 1854-1991) Cacilda da Silva Machado 1 Universidade Federal do Pa...