terça-feira, 26 de junho de 2018

MORRO DAS PEDRAS

ORIGEM:

No início do Século XX, havia uma pedreira explorada pela Prefeitura de Belo Horizonte- PBH, no local onde hoje se encontra a Rua da Pedreira. A região, por causa dessa Pedreira, ficaria conhecida como Morro das Pedras. As pedras dali retiradas foram largamente utilizadas na construção da capital.

Na década de 20 a PBH deu autorização para que se instalassem no local algumas moradias, conforme relata o senhor Edmar de Azevedo, militante comunitário, nascido e criado na região: A minha tia possuía uma carta do Prefeito Cristiano Machado que a autorizava a construir aqui. Então cada um que veio fechou seu pedacinho, todo mundo tinha seu lotezinho cercado e assim vieram os primeiros moradores para cá.

Belo Horizonte foi planejada com espaço delimitado por 3 áreas distintas: uma urbana, interior à Avenida do Contorno; outra suburbana, para moradia dos funcionários públicos e integrantes da polícia e uma rural, para produção agrícola. Não se tem informação sobre a criação de uma área específica para moradia dos operários. Desta forma, os mesmos, sem espaço para se instalar, deram início à formação das primeiras áreas de favelas da capital no Córrego do Leitão, no Barro Preto; no Alto da Estação, no Santa Tereza; no Lagoinha; no Barroca, em uma região conhecida como Vila Lídia, e no Morro das Pedras.

Leia mais: https://bairrosdebelohorizonte.webnode.com.br/bairros%20da%20regi%c3%a3o%20oeste-/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Família e o Impacto da Imigração (Curitiba, 1854-1991)

A Família e o Impacto da Imigração (Curitiba, 1854-1991) Cacilda da Silva Machado 1 Universidade Federal do Pa...