No dia 17 de abril, os alunos do 7 Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Maria Marques de Assis” tiveram uma aula prática sobre a antiga estação ferroviária da São Domingos. A iniciativa faz parte do projeto Eu, cidadão, que vem sendo desenvolvido na referida escola. Refletir sobre a memória é valorizar o passado e seus legados, é ser sujeito da construção da história, e isso é um pressuposto básico para o exercício da cidadania.
Na oportunidade, os alunos estiveram no local onde era a antiga estação e conheceram a importância da estação para a formação do povoado e analisaram fotografias antigas e atuais com intuito de debater sobre a importância de preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade.
O chefe do governo provisório, Getúlio Vargas, autorizou a construção da estrada de ferro através do decreto Nº 2,182 de 21 de março de 1932 para atender o trecho de Souza a Pombal sob o controle daRede de Viação Cearense (RVC). A construção ficou a cargo da Inspetoria Federal das Estradas ou da Rede de Viação Cearense. O Ministro de Estado e Negócios da Viação e Obras Públicas era o paraibano José Américo de Almeida.
A estação de São Domingos de foi inaugurada em 24 de outubro de 1932 pela Rede de Viação Cearense (RVC) no ramal da Paraíba. A construção da linha férrea e a ferroviária serviram como ponto de partida para o início do povoamento urbano de São Domingos. Com a criação de uma estação, foi necessário criar residências para os funcionários responsáveis pela manutenção da ferrovia, começando a formar um pequeno povoado do município de Pombal-PB.
A estação de São Domingos era tida como um dos principais pontos de encontro de pessoas do povoado, onde também eram comercializados vários tipos de produtos alimentícios e artesanais. A chegada do trem promovia mudanças do cotidiano do povoado.
ANTIGA CASA DO CHEFE DA ESTAÇÃO
ASA BRANCA era um dos trens que passava pela Estação de São Domingos. Foi um dos últimos trens de passageiros que passou no interior da Paraíba .
Após ter sido privatizada em 1997 a maioria das estações foram abandonadas ou desativadas nos anos 80. A estação de São Domingos foi completamente destruída no final da década de 90, restando apenas a plataforma de passageiros.
Infelizmente o que já foi destruído está perdido para sempre, restando apenas o eventual registro fotográfico e a memória particular das pessoas que viram com seus próprios olhos determinado monumento. O que nos resta fazer é reconhecer a importância do patrimônio remanescente, conscientizar a sociedade de sua importância coletiva, mudando a concepção antiga de que coisa velha não tem importância e cobrar das autoridades responsáveis a correta preservação de tudo aquilo que tiver relevância para a história coletiva e da região.
Fontes: Guias Levi, 1932-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Jonatas Rodrigues
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