terça-feira, 26 de junho de 2018

PRADO

ORIGEM:

Andar por este bairro da Região Oeste é passear por um pedaço da história de Belo Horizonte. Suas antigas casas, com belos quintais, em ruas tranquilas e arborizadas, algumas ainda de calçamento, são registros do começo da ocupação da cidade. Com sua origem diretamente ligada aos operários que ajudaram a construir a nova capital de Minas, o Prado mantém seu perfil de vizinhança classe média.

Pouco tempo depois da fundação de BH, no início dos anos 1900, os trabalhadores que participaram das obras da capital foram removidos de áreas na parte interna da Avenida do Contorno, consideradas mais nobres, e passaram a ocupar regiões próximas ao Centro. Assim nasceram os bairros Calafate, Sagrada Família e Santa Efigênia. A história do Prado está ligada ao loteamento da Fazenda do Calafate, que batizou o bairro vizinho, e à instalação do Núcleo Colonial Carlos Prates, do qual fez parte, ainda no século 19.

Alguns eventos marcaram e influenciaram a ocupação da região. Quando ainda mantinha características mais rurais, em 1906, foi inaugurado o Prado Mineiro, primeiro hipódromo da cidade, onde hoje funciona o Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Movimentando a vida social da nova capital, as corridas e exposições agropecuárias, que até 1930 ocorreram no local, atraíam membros da alta sociedade de BH.

Provas de turfe, jogos de futebol e exposições agropecuárias não foram as únicas atrações do Prado Mineiro, que movimentavam a nova capital do estado. O hipódromo foi sede do primeiro voo de avião oficial da cidade, em 20 de abril de 1912. Com seu monoplano Blériot X, o italiano Ernesto Darioli encantou a população de Belo Horizonte sobrevoando a cidade com o avião que à época era uma inusitada novidade para as pessoas. Darioli também apresentou, em 1910, para os moradores de São João del-Rei, a invenção do mineiro Santos Dumont.

Batizado em homenagem ao engenheiro e político Antônio Prado Lopes Pereira, que chegou a ocupar interinamente o cargo de presidente do estado de Minas Gerais – de 5 de fevereiro a 21 de março de 1910 –, o hipódromo marcou a história da região. É considerado uma das primeiras atrações turísticas de Belo Horizonte. Há mais de 100 anos, além das provas de turfe, o local abrigou os primeiros campeonatos de futebol da cidade. Para atender ao hipódromo, foi construída uma linha de bondes. Com isso, a região do Calafate e do Prado ganhou um fácil acesso ao Centro. Os bondes elétricos atenderam a população até 1963, quando foram desativados pela prefeitura.

Assim, o bairro, oficialmente loteado pela prefeitura em 1920, foi chamado de Prado. Na década de 1930, o local, que recebeu o primeiro avião a sobrevoar a cidade, foi ocupado pelo comando da Polícia Militar de Minas Gerais, que transformou as instalações no Departamento de Instrução (DI) para a formação de recrutas da corporação. Hoje, a área de mais de 39 mil metros quadrados é ocupada pela Academia de Polícia Militar, Batalhão de Cavalaria Alferes Tiradentes, Colégio Tiradentes e Clube dos Oficiais da PMMG, e permanece como uma das principais referências da região.


Leia mais: https://bairrosdebelohorizonte.webnode.com.br/bairros%20da%20regi%c3%a3o%20oeste-/

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