ORIGEM:
Parte de uma área de ocupação recente, o Bairro Serrano, na Região Noroeste de Belo Horizonte, começou a surgir em 1954, quando foi proposto o loteamento do local. No entanto, sua aprovação só se deu em 1977. Antes disso, o Serrano era uma área tipicamente rural, desvinculada completamente do ambiente urbano da cidade.
Apesar de ter sido consolidada entre 1893 e 1897, a maior região de Belo Horizonte – tanto em população quanto em número de bairros – somente há pouco tempo conseguiu se desenvolver. Inicialmente ocupada por imigrantes e operários que vieram trabalhar na construção da capital, hoje quem passa pela região Noroeste provavelmente tem dificuldade para imaginar que cenários de bairros como o Serrano eram marcados por características rurais. Há 43 anos, o Conjunto Celso Machado, era uma lagoa. Não havia asfalto e as ruas eram cheias de valas, assim como a iluminação e o saneamento básico, que também eram precários.
Nesta época, só existia a “venda do seu Pedro”, onde os moradores buscavam pão e leite, sendo que para outros itens era necessário se deslocar até o Centro.
Leia mais: https://bairrosdebelohorizonte.webnode.com.br/bairros%20da%20regi%c3%a3o%20noroeste-/
Nenhum comentário:
Postar um comentário